segunda-feira, 10 de julho de 2017

A importância do diálogo nas intervenções de restauro - Parte III

Já havíamos discutido aqui no blog a questão da importância do diálogo nas intervenções de restauro (lembrando que quando falamos de restauro e preservação incluímos também a escala urbana) e para continuarmos o debate trago 2 projetos que, no meu ver, souberam dialogar e valorizar o pré existente inserindo uma arquitetura contemporânea.

Ambos os projetos que vamos falar hoje são de autoria do escritório Foster + Partners que tem entre suas obras mais conhecidas a Swiss Re Tower em Londres.

Carré d'Art


Segue abaixo croqui e imagem do Carré d'Art, museu de arte contemporânea localizado na cidade de Nimes na França.




O interessante nesse projeto é que a nova edificação não é um anexo ou extensão da edificação antiga mas um prédio independente localizado em frente ao templo romano. Neste caso se faz importante respeitar o que chamamos de ambiência ou área envoltória do patrimônio cultural. 

Reparem que, no croqui do projeto, adotou-se um conceito que teve como ponto de partida a edificação antiga sendo ela representada em primeiro plano.


Joslyn Art Museum


Este projeto para ampliação do museu em estilo art deco localizado em Omaha, EUA muito se assemelha ao projeto do Sir John A. MacDonald Building discutido no post A importância do diálogo nas intervenções de restauro - Parte II.






Reparem que na proposta para a nova ala do museu não foi utilizada a transparência e ou estrutura diagrid, elementos recorrentes nos projetos da Foster + Partners. O novo anexo adota material  de acabamento semelhante ao existente e apenas a interligação entre o prédio antigo e a nova ala é em vidro. O gabarito do novo prédio também respeita o pré existente.

Observação

Assim como cada intervenção de restauro deve ser analisada caso a caso, as obras já implantadas também deverão ser. Por isso é importante deixar claro que neste post estamos analisando os 2 projetos acima e não o conjunto de obras da Foster + Partners.

Leia também:



*imagens do site: http://www.fosterandpartners.com - acesso em 10-07-2017

Postado por Cristiane Py

Nenhum comentário:

Postar um comentário