segunda-feira, 2 de maio de 2016

Sitio Arqueológico São Miguel Arcanjo


No mês passado postamos a matéria  Vandalismo x Educação Patrimonial e discutimos a importância da valoração do Patrimônio Cultural pela sociedade.

Hoje falaremos do Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo localizado no Rio Grande do Sul.

O local não foi vítima de vandalismo mas infelizmente, a uma semana atrás (24-04-2016), foi seriamente castigado por uma forte chuva.

As Ruínas de São Miguel, como é mais conhecida, é um remanescente dos Sete Povos das Missões. Fundada em 1687 pelos jesuítas, quando essas terras estavam sobre o domínio espanhol, um século depois foi incendiada entrando em um processo de decadência e abandono.

Desde 1925 as ruínas vem passando por várias intervenções de restauro sendo tombada pelo IPHAN em 1938 e reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1983 (neste último caso fazendo parte de um complexo maior que abrange também sítios na Argentina).

No sítio arqueológico encontramos também o Museu das Missões, projeto do arquiteto Lucio Costa, executado com pedras remanescentes das ruínas e fechamentos em vidro cujo acervo é composto por peças da Arte Sacra Missionária dos séc. XVII e XVIII.














Muitas árvores caíram durante o forte temporal da semana passada. As ruínas não sofreram danos mas o Museu das Missões foi seriamente castigado. O forte temporal quebrou os fechamentos de vidro, tombou as esculturas maiores e chegou a arremessar peças para fora da edificação.

As providências necessárias já estão sendo tomadas mas, infelizmente, o local está fechado para visitação.











* imagens da web - acesso em 02-05-2016
* para mais informações sobre o temporal acesse: http://www.museus.gov.br/nota-publica-sobre-danos-ao-museu-das-missoes-provocados-por-temporal-na-regiao/
* para mais informações sobre o Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo acesse: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/39



por Cristiane Py - www.cristianepy.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário