quarta-feira, 6 de julho de 2016

Teatro Thalia - Um projeto de Restauro


Vamos falar hoje da restauração do Teatro Thalia em Lisboa. 

O projeto de restauro, de autoria de Gonçalo Byrne, Patrícia Barbas e Diogo Lopes, segue a vertente crítico-conservativa e ganhou medalha de Prata em 2015 do Prêmio Internacional Domus Restauro e Conservação - Fassa Bortolo

Localizado na periferia de Lisboa, o teatro foi construído nos anos 20 do século XIX pelo Conde de Farrobo para uso privado. Em 1842 passa por uma reforma que lhe dá formas neoclássicas. Em 1862 o edifício perde a luxuosa decoração em função de um incêndio e por 150 anos fica em ruínas.

Em 2008 é encomendado pelo governo Português o projeto e a obra de restauro para converter as ruínas do Teatro em um espaço multiuso.

O Teatro ainda em ruínas
O Teatro após o restauro
As ruínas antes da intervenção
As ruínas após o restauro

a fachada neoclássica após o restauro



Abaixo segue um link com video falando mais detalhes do projeto:


* imagens da web - acesso em 06-07-2016
* Para mais informações sobre o projeto de restauro do Teatro Thalia acesse:
* Para mais informações sobre o Prêmio Internacional Domus Restauro e Conservação - Fassa Bartolo acesse: http://www.premiorestauro.it

Postado por Cristiane Py

Um comentário:

  1. Olá, sou estudante de Arquitetura e Urbanista da Universidade Unip, e estou desenvolvendo um trabalho de restauro sobre o Teatro Thalia, gostaria de saber a respeito da acessibilidade, pois não estou conseguindo localizar nos sites. Por gentileza teria a possibilidade de ajudar?
    Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir