domingo, 5 de fevereiro de 2017

Ponte Q`eswachaka - Uma ampliação dos conceitos de Patrimônio Cultural

Em 1994 no Japão foi realizada a Conferência de Nara. Concebida seguindo o espírito da Carta de Veneza de 1964, esta conferência foi uma resposta à globalização, alargando os conceitos referentes ao Patrimônio Cultural.

"Todos os julgamentos sobre atribuição de valores conferidos às características culturais de um bem, assim como a credibilidade das pesquisas realizadas, podem diferir de cultura para cultura, e mesmo dentro de uma mesma cultura, não sendo, portanto, possível basear os julgamentos de valor e autenticidade em critérios fixos. Ao contrário, o respeito devido a todas as culturas exige que as características de um determinado patrimônio sejam considerados e julgados nos contextos culturais aos quais pertençam."

A conferência desafiou o pensamento tradicional e eurocêntrico a respeito do reconhecimento, conservação e restauração do patrimônio cultural. Voltada para a discussão da autenticidade de um bem cultural, ela reconheceu que a diversidade cultural não permite estabelecer critérios fixos para atribuição de valor, devendo ser levado sempre em conta os contextos culturais.

Ponte Inca Q`eswachaka
Na imagem acima, vemos a Ponte Inca Q`eswachaka em Cuzco no Peru. 

Esta ponte de corda torcida é reconstruída à cada 2 anos desde o Império Inca pelas comunidades locais e faz parte do sistema viário andino Qhapaq Ñan (Caminho Inca) reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2014. 

O ritual de sua reconstrução recebeu em 2012 menção honrosa do Prêmio Internacional Domus Restauro e Conservação Fassa Bartolo.

O reconhecimento por parte da UNESCO e a menção honrosa do prêmio italiano de restauro foram resultados da ampliação dos conceitos de Patrimônio Cultural discutidos na Conferência de Nara de 1994.






*imagens da WEB
** para mais informações sobre a ponte Q`eswachaka acesse: 

postado por Cristiane Py

Nenhum comentário:

Postar um comentário