terça-feira, 10 de outubro de 2017

Um exemplo de recuperação de estrutura em concreto armado

Tivemos vários posts no blog falando de técnicas de restauro dos ofícios tradicionais. Por isso hoje vamos falar do restauro de estruturas em concreto armado, tendo como exemplo um trabalho fiscalizado pelo nosso escritório.

O trabalho, que apresentaremos neste post, foi a revitalização de sacadas de edifício residencial. As estruturas recuperadas se referem as lajes de concreto do piso do terraço em balanço dos pavimentos tipos.

Como poderemos observar nas imagens abaixo, a estrutura de concreto se encontrava deteriorada por causa da oxidação das armaduras.

Após a retirada dos guarda-corpos em alumínio se evidenciou ainda mais a degradação.

Abaixo imagens dos componentes da estrutura/fixação em ferro dos guarda-corpos mostrando seu estado de deterioração.

O primeiro procedimento para recuperação da estrutura foi escarificar a área da laje onde ocorreu oxidação das armaduras. Nas imagens abaixo temos a estrutura já sem o concreto desagregado e a armadura limpa.

O passo seguinte foi tratar a armadura com Nitto Primer (material de galvanização a frio) 

Para melhor aderência do concreto novo com o antigo foram utilizadas telas metálicas galvanizadas, além do uso do adesivo Compound. Em seguida executou-se a forma de madeira.

Abaixo vemos a laje refeita e o piso da sacada em granito já recuperado. Reparem o detalhe do pino em aço inoxidável fixado com bucha química substituindo o antigo componente de fixação de ferro.

Conclusão:

A degradação da estrutura em balanço de concreto armado das sacadas foi causada pela infiltração de água e oxidação da ferragem ocasionando rachaduras, desagregação do concreto e surgimento de vegetação.

A infiltração da água na estrutura surgiu no local da fixação dos guarda-corpos em função da não compatibilidade entre ferro e alumínio.

*imagens da autora

Postado por Cristiane Py

Nenhum comentário:

Postar um comentário